Aos periódicos…

… JAMA [18/06, passado!]

Nessa edição, consta o artigo Chronic Chagas Disease in the US [tradução livre: Doença de Chagas Crônica nos EUA], donde extraímos o fragmento seguinte [com tradução livre]:

Aproximadamente 6 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo 300.000 residentes nos EUA, estão infectadas com Trypanosoma cruzi, o parasita que causa a doença de Chagas. O T cruzi é geralmente transmitido por meio da inoculação de fezes infectadas de insetos triatomíneos hematófagos através do local da picada ou da mucosa intacta. Os vetores infectados são encontrados em toda a América Latina continental e na metade sul dos EUA. A transmissão também pode ocorrer de mãe para filho no útero ou no periparto e através de transfusão de sangue, transplante de órgãos, ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas por fezes de vetores e exposição laboratorial acidental. A maioria das pessoas infectadas nos EUA são imigrantes da América Latina, mas raras infecções adquiridas localmente foram relatadas no Texas, Califórnia, Arizona e outros estados.

Chagas, velho Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas [1879-1934], quanto merecias um prêmio Nobel de Medicina! Apesar de valorizarmos, hoje, sobremodo as doenças degenerativas, ditas de primeiro mundo, percebemos como a nosologia é democrática, cruzando fronteiras e não poupando castas…

Deixe um comentário